Resenha – 1+1 A matemática do amor

11-a-matematica-do-amor-resenha-augusto-alvarenga-vinicius-grossos-faro-editorial-mlnet
Título: 1+1 A matemática do amor
Autores: Augusto Alvarenga e Vinícius Grossos
Editora: Faro Editorial
Gênero: Romance
Páginas: 254
Ano: 2016
Página no Skoob: aqui
 

“Qual será o momento chave em que se percebe que sua vida deve mudar? Ah, mais que isso… Qual é o ponto em que você realmente decide arriscar uma mudança que vai impactar a vida de outras pessoas?” 

Estava aqui buscando palavras para começar a falar desse livro mas ao que me parece, nenhuma soa boa o suficiente para descrever o que senti ao ler 1+1…

Alguns livros me ganham pela história, outros pela construção dos personagens, tem aqueles que me apaixono logo na primeira página e tem aqueles que vão me conquistando aos poucos, mas o que aconteceu comigo ao ler 1+1 foi bem diferente. Eu era um dos personagens. Digo, nunca antes eu me identifiquei tanto com um personagem de um livro como dessa vez, parecia que eu estava lendo a história da minha vida, vendo as minhas principais características impressas naquelas 254 páginas.

“A Matemática do Amor” conta a história de Lucas e Bernardo, dois adolescentes que são amigos desde sempre e que estão prestes a enfrentar uma grande separação. Bernardo irá mudar com os pais para outro país e essa será a última férias dos dois juntos, que então decidem aproveitar cada segundo como se fosse o último. 

“Quis abraçá-lo, mas também quis ser abraçado. E quis que o Bernardo não fosse embora, e quis não ficar para trás. Nunca imaginei um momento em que o Bernardo não se fizesse presente, e agora isso era uma bomba-relógio colocada em mim. Uma ausência que eu jamais imaginara, e que não queria sentir.” 

Nesses últimos dias que eles tem para estar um com o outro, Lucas e Bernardo vão enfrentar seus medos, preconceitos e descobrir que o amor pode estar mais próximo do que eles imaginam.

Com capítulos alternados, Lucas e Bernardo vão narrando de uma forma simples e cativante uma história que tem um poder e significado muito maior do que eu esperava encontrar quando comecei a leitura.  

“Amar alguém nunca é fácil; mas o mundo gosta de definições. O mundo precisa de definições, e ele cobra isso de você o tempo todo. Você precisa se enquadrar em padrões criados para que as pessoas possam te definir. Mas está aí algo em que sempre penso: quer definição maior que um sentimento puro e verdadeiro?” 

Não é novidade para ninguém que eu adorei tudo o que li até hoje escrito pelo Augusto Alvarenga e pelo Vinícius Grossos, seja livros completos ou contos aleatórios, mas essa foi a primeira vez que li algo escrito pelos dois juntos e devo confessar que essa foi uma parceria que deu muito certo. Geralmente eu fico receoso quando vou ler algo escrito por mais de um autor, porque geralmente estilos de narrativa diferentes me incomodam muito quando estão contando uma mesma história, porém, dessa vez, a junção das duas personalidades de escrita foi casada de forma tão única que me surpreendeu logo de cara.

Eu não poderia terminar esse post de forma diferente senão indicando muito a leitura de 1+1, garanto que será uma experiência muito gostosa e válida para todos que se derem essa oportunidade.

PS: parabéns para a Faro Editorial pela edição INCRÍVEL. A capa, a diagramação e as imagens espalhadas pelas páginas estão um amor só <3 

Comentários