Trilogia “Olho por olho”

01 Trilogia
Vamos combinar, não existe sensação melhor do que chegar ao fim de uma trilogia ou série, não é mesmo? É aquele sentimento de dever cumprido, de finalmente descobrir o fim de uma história que você já vem acompanhando há algum tempo. Eu não sei vocês, mas eu sou daqueles que fica profundamente agoniado só de saber que uma série que eu gosto já lançou o último livro e eu ainda não li. Bom, é sobre isso que eu vim falar para vocês nesse post. 

Há alguns anos, eu dei início a leitura da série Olho por olho, das autoras JENNY HAN e SIOBHAN VIVIAN, mas algo vinha me impedindo de dar sequência com a leitura dos outros livros da série: a publicação do último livro. Na época, rodava um boato de que a NOVO CONCEITO, editora que publica a série aqui no Brasil, não iria lançar o último livro. Quem inventou essa história? Não me perguntem. Só sei que logo já bateu o desespero. Eu já havia lido o primeiro livro e me incomodava muito saber que a trilogia ficaria incompleta na minha estante. Pior ainda, caso eu não optasse por ler em inglês, eu ficaria também sem saber o final da história.

Maaaaaaaaas… felizmente, no ínício de 2017, quatro ano depois de lançar os dois primeiros volumes, a NC ouviu as minhas preces e publicou o tão aguardado último livro. Preciso dizer que surtei? Eu finalmente consegui ler Fogo contra fogo e agora vim fazer um apanhado geral e tentar te convencer a ler essa trilogia também. RELAXA PORQUE ESSE POST NÃO CONTÉM SPOILERS! 

02 Olho por olho

OLHO POR OLHO

“Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem… você pode se considerar a caça. A estação de caça vai abrir, e nós teremos muita munição para usar contra você.”

O pontapé inicial dessa história é a vingança. Lillia, Kat e Mary são três garotas que, aparentemente, não tem nada em comum umas com as outras, a não ser o fato que elas moram na mesma ilha, frequentam a mesma escola e, bem, querem se vingar de alguém. Cada uma delas tem um motivo, uma pessoa que as machucou no passado, então juntas elas fazem um pacto para dar o troco, afinal, aqui se faz, aqui se paga.

Se você chegou a ler o primeiro livro e achou que alguns dos motivos que as deixaram com essa sede de vingança foram motivos fúteis,  lembre-se que estamos falando de adolescentes com problemas adolescentes. Os pensamentos que temos nessa fase da vida acabam se multiplicando e recebendo uma carga dramática muito maior do que é realmente necessário. Então, para aproveitar melhor a leitura e não sair por aí com julgamentos, lembre-se da sua época de adolescente e curta essa história, que aliás, tem muito mais a nos contar. 

03 Dente por dente

DENTE POR DENTE

O segundo livro é, para mim, de longe o melhor. Por um lado, se Olho por olho chegou a ser um pouco infantil e vazio, Dente por dente marca um crescimento muito grande na história e na escrita das autoras.

As coisas começaram a ficar sérias apara Lillia, Kat e Mary. Após colocar em prática os planos de vingança do livro anterior, agora elas têm que lidar com as consequências e aquele sentimento de “fui longe demais”. E é aí que conseguimos ver os lados mais humanos das personagens (okay, de algumas delas, e vocês só vão entender o porque disso se lerem os três livros, rs).

Achei incrível como a história começou a fluir tão rápido desde o primeiro capítulo. Talvez seja pelo final do livro anterior, mas a forma de enxergar a história é bem diferente a partir daqui. As autoras conseguiram me prender do início ao fim e o todo eu ficava agoniado querendo saber o que estava para acontecer, e quando chegou no final… nossa, que final! 

04 Fogo contra fogo

FOGO CONTRA FOGO

Algumas coisas precisam ser ditas sobre Fogo contra fogo… Bom, eu não direi nada sobre a história em si, porque a partir daqui tudo seria spoiler e, como eu disse lá no início, essa não é a minha intenção com esse post.

De certo modo, Fogo contra fogo foi um pouco decepcionante para mim. Se a história conseguiu crescer do primeiro para o segundo volume, infelizmente isso não aconteceu com o terceiro, pelo contrário, a queda foi tão brusca que eu fiquei sem entender o que levou Jenny Han e Siobhan Vivian a ir por esse caminho.

As autoras inseriram um novo elemento que eu, sinceramente, não acredito que contribuiu positivamente. A história toda parte para outro rumo, ou melhor, ela perde totalmente o rumo. Em determinado ponto eu cheguei até mesmo duvidar se essa era realmente a continuação dos dois livros anteriores. Infelizmente não foi o final que eu esperava 🙁

Mas não pense que o livro foi ruim. Não foi isso que eu quis dizer. Por mais que muitas coisas não tenham saído como eu queria, teve muitas coisas que eu gostei muito, principalmente o crescimento de alguns personagens coadjuvantes que acabaram, no final, se tornando meus favoritos. 

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

Se eu recomendo a trilogia depois de tudo isso? Apesar do final, SIM, eu recomendo. Por mais que a história não tenha terminado como -eu- queria, isso não quer dizer que a história seja ruim e que não vai agradar à ninguém. Eu mesmo li vários comentários positivos lá no Goodreads, pessoas dizendo que gostaram muito e que se surpreenderam.

A série toda teve vários pontos que eu gostei muito, como a ambientação e os personagens, e eu jamais jogaria tudo isso fora por causa de um final que não me agradou, afinal, a gente tem que saber aproveitar os pontos positivos e ignorar os negativos se não quisermos ter uma leitura traumática, hahaha.

Então leiam a trilogia Olho por olho e criem suas próprias opiniões sobre ela, e depois venha me dizer o que achou ^^ 

07 a decidir